Já notou quão silencioso pode parecer quando a atividade extra de um feriado desaparece? Muitos de nós gastamos algumas semanas nos preparando para o aumento de atividades, tempo extra com amigos e família, preparação de comida, compras e embrulhando presentes para os pequenos, viagens e então wham … já acabou.
Enquanto podemos ficar aliviados em deixar a agitação para atrás, para muitos de nós, há uma sensação de solidão que segue.
O que VOCÊ faz quando começa a se sentir sozinho? Você se isola ainda mais? Você procura algum tipo de distração temporária? Você acha que deve haver algo de errado com você e procura maneiras de corrigir isso?
Você estaria disposto a considerar que não importa quão solitário você se sinta, você não está sozinho? Existe uma maneira de ir além da solidão e ter uma maior sensação de paz.
Aqui estão cinco ferramentas para ajudá-lo quando se lida com a solidão:
1. Comece cada dia fazendo perguntas
Às vezes, quando você está acordando de manhã, aquele sentimento de solidão vem correndo. Pode sentir como se um elefante estivesse
se sentando em sua cabeça e você só quer voltar a dormir, esperando que ele vá embora.
A próxima vez que você perceber isso, em vez de embarcar mais profundamente na solidão, faça uma pergunta. Fazer perguntas pode empoderá-lo a mudar qualquer coisa.
Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer:
O que posso ser ou fazer hoje diferente para ir além desta solidão?
Como isso pode melhorar?
O que mais é possível aqui que eu nunca considerei?
Um dos problemas com a solidão é que não vemos outras opções. Quando você faz uma pergunta, mesmo uma simples como, “O que mais é possível aqui que eu nunca considerei?” Você abre a porta para novas possibilidades que você não podia ver antes.
2. Pare de tentar se corrigir
Quando você se sente sozinho, quando você tem pensamentos de depressão, quando você não consegue encontrar esse sentimento feliz, não importa o quanto você tente, muitas vezes você decide que há algo errado com você e então começa desesperadamente tentar se corrigir. E se não há nada de errado com você? E se você não precisa ser corrigido?
Passamos tanto tempo julgando nossos corpos e nós mesmos e estamos tão acostumados a acreditar que estamos errados. Você estaria disposto a deixar isso ir? Você estaria disposto a considerar que você não está tão confuso quanto você decidiu que é? Tente fazer esta pergunta todos os dias, “O que é certo sobre mim que eu não estou recebendo?”
Gostaria de saber quanto mais leve você se sentiria se parasse de se julgar?
3. Faça coisas que são divertidas para você
Quando a solidão parece esmagadora, é fácil parar de fazer as coisas que gostamos. Em vez de se divertir e aproveitar a vida, tendemos a nos retirar ainda mais.
Faça a escolha para mudar isso. Por uma hora por dia, faça algo que seja divertido para você. Seja lá o que for. Ir caminhar. Leia um livro. Vá dançar. Seja o que for beneficiar você, por uma hora por dia, faça isso.
4. Conecte-se com pessoas que são gentis com você
Existem pessoas que realmente agregam à sua vida e que você parou de se conectar? Quanta alegria você teria se reconectasse com as pessoas que tem sido presentes incríveis em sua vida?
Quanto isso acrescentaria à sua vida se você fosse capaz de receber a nutrição e o cuidado de TODOS ao seu redor?
Comece hoje. Alcance. Reconecte.
5. Pare de assumir a energia dos outros
E se a solidão que você sente todos os dias não for sua? Eu sei, isso soa estranho. Mas, aqui está a coisa, cerca de 98% dos pensamentos, sentimentos e emoções que você experimenta não são seus de verdade. Você é como um grande receptor de rádio. Você capta tudo que está acontecendo em torno de você e acredita que todo esse peso é seu, quando não é.
Aqui está o que você pode fazer. Durante três dias, cada vez que você notar a solidão, pergunte: “A quem pertence isso?” Se você notar que as coisas se tornaram mais leves quando você fez a pergunta, ela nunca foi sua.
Você não tem que estar no efeito da solidão. Para começar, reconheça que não há nada de errado com você. Escolha fazer perguntas, faça as coisas que são divertidas para você e se conecte com as pessoas que contribuem para você. Você vai descobrir que não está mais sozinho.
Autor: Dr Dain Heer / Tradução: Luciana Ricarte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *